AEP X AET
Por: PresegMed - 26 de Junho de 2026
O afastamento começa muito antes do atestado.
Muitas empresas só percebem os impactos da ergonomia quando começam os afastamentos.
O problema é que os sinais aparecem muito antes disso:
✓ Dores constantes
✓ Fadiga física
✓ Baixa concentração
✓ Queda de produtividade
✓ Desconforto frequente da equipe
Grande parte dessas situações acontece porque ergonomia ainda é tratada apenas como papel obrigatório.
A AEP (Avaliação Ergonômica Preliminar) identifica riscos iniciais.
Já a AET (Análise Ergonômica do Trabalho) aprofunda tecnicamente as condições reais das atividades exercidas.
Mas por que primeiro a AEP e depois a AET?
A AEP é a etapa inicial porque permite identificar riscos e definir se há necessidade de aprofundamento técnico.
Já a AET é realizada posteriormente quando a análise preliminar aponta inconformidades, riscos ergonômicos relevantes ou necessidade de um estudo mais completo.
Quando essa análise não é conduzida corretamente, os riscos aumentam:
✓ Afastamentos ocupacionais
✓ Ações trabalhistas
✓ Perda de desempenho operacional
✓ Adoecimento físico da equipe
Empresas que investem em ergonomia estratégica reduzem perdas, fortalecem a saúde ocupacional e aumentam a produtividade.
A PRESEGMED atua de forma preventiva e estratégica na gestão ergonômica das empresas.