AEP X AET

AEP X AET

Por: PresegMed - 26 de Junho de 2026

O afastamento começa muito antes do atestado.

Muitas empresas só percebem os impactos da ergonomia quando começam os afastamentos.

O problema é que os sinais aparecem muito antes disso:

Dores constantes
Fadiga física
Baixa concentração
Queda de produtividade
Desconforto frequente da equipe

Grande parte dessas situações acontece porque ergonomia ainda é tratada apenas como papel obrigatório.

A AEP (Avaliação Ergonômica Preliminar) identifica riscos iniciais.

Já a AET (Análise Ergonômica do Trabalho) aprofunda tecnicamente as condições reais das atividades exercidas.

Mas por que primeiro a AEP e depois a AET?

A AEP é a etapa inicial porque permite identificar riscos e definir se há necessidade de aprofundamento técnico.

Já a AET é realizada posteriormente quando a análise preliminar aponta inconformidades, riscos ergonômicos relevantes ou necessidade de um estudo mais completo.

Quando essa análise não é conduzida corretamente, os riscos aumentam:

Afastamentos ocupacionais
Ações trabalhistas
Perda de desempenho operacional
Adoecimento físico da equipe

Empresas que investem em ergonomia estratégica reduzem perdas, fortalecem a saúde ocupacional e aumentam a produtividade.

A PRESEGMED atua de forma preventiva e estratégica na gestão ergonômica das empresas.

Entre em contato

WhatsApp PresegMed
PresegMed www.presegmed.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×